Quarta, 14 de Maio de 2025
18°C 25°C
Virgem da Lapa, MG

Governo de Minas lança Portal de Serviços e Atendimento da Receita e do Tesouro

Nova plataforma da Secretaria de Fazenda simplifica a solicitação e o acompanhamento das demandas de cidadãos e empresas

Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
05/05/2025 às 15h16
Governo de Minas lança Portal de Serviços e Atendimento da Receita e do Tesouro
SEF-MG / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da  Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) , lançou, nesta segunda-feira (5/5), o Portal de Serviços e Atendimento SEF - Receita e Tesouro .

A plataforma utiliza o sistema CitiZen Relationship Management (CzRM) e chega para unificar os canais de atendimento presentes na estrutura do órgão. O site também vai modernizar, agilizar e simplificar as solicitações e o acompanhamento de demandas feitas pelos cidadãos e empresas.

O acesso é pelo site da SEF ( www.fazenda.mg.gov.br ), nos menus "Serviços" ou "Atendimento". Atualmente, a SEF oferece mais de 200 serviços de forma totalmente on-line. A pasta disponibilliza um vídeo tutorial novo portal  neste link .

Assistente virtual

SEF-MG / Divulgação
SEF-MG / Divulgação



Além da busca pelos serviços e informações de modo intuitivo, o novo portal conta com o atendente virtual Zé, que está pronto para resolver a maior parte das questões. Caso ele não consiga solucionar a demanda, o atendimento é direcionado para a unidade fazendária responsável pelo serviço. 


O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, explica que cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados na plataforma para compor a força-tarefa de atendimento.
 

 

"O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Esta ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas", declara o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

 
  
  

Novidades

Das novidades trazidas, o menu "Base de Conhecimento" organiza em uma página os comunicados e as últimas notícias da SEF/MG; o menu "Serviços" apresenta as categorias com os serviços relacionados; o "Minhas Solicitações" traz o andamento das demandas; e o "Meus Agendamentos" possibilita ao contribuinte escolher datas e horários disponíveis para o atendimento humano virtual ou presencial.

Entre os cards de serviços, o “Cadastro de Procuração” é um exemplo de inovação, em que podem ser cadastrados responsáveis legais para administrar as solicitações dos contribuintes pessoas jurídicas, um passo significativo para a transparência nas relações com o Governo de Minas.

O afunilamento dos antigos canais de atendimento — Fale com a AF IPVA e TRLAV, Fale Conosco, e-mails, telefones e outros — no novo portal também sistematiza o registro de todos os processos, o que possibilita à SEF/MG o aprimoramento da prestação dos serviços aos cidadãos e contribuintes em uma única plataforma. 

Virgem da Lapa, MG
18°
Tempo nublado
Mín. 18° Máx. 25°
18° Sensação
1.01 km/h Vento
87% Umidade
6% (0mm) Chance chuva
06h05 Nascer do sol
06h05 Pôr do sol
Quinta
27° 15°
Sexta
27° 16°
Sábado
28° 16°
Domingo
25° 16°
Segunda
29° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,61 -0,07%
Euro
R$ 6,28 +0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 615,023,51 -0,77%
Ibovespa
138,963,11 pts 1.76%