Reunião com empresa Suzano fecha acordo com manifestantes

capa1703

“Relação da Suzano com Virgem da Lapa não está boa” – Diz Prefeito Municipal.

 

Na tarde desta terça-feira(17), representantes da manifestação que ocorre em Virgem da Lapa pela manutenção do trecho que liga o município à Araçuaí, juntamente com Autoridades da cidade e a população, reuniram em prol de acordo para liberação do bloqueio.

Diretor de Relação Relações Institucionais da Empresa Suzano Papel e Celulose S.A, Felipe Zumpano e Diretor de Logística Alberto Nascimento compareceu à reunião como representantes da empresa pautados de acordos firmados internamente.

Inicialmente foram relatados aos representantes da empresa todas as solicitações em pauta. Primeiramente o impacto que a sociedade virgolapense vem sofrendo com o transporte de eucalipto retirado na região. “Além de não termos nenhum benefício com transporte do eucalipto que passa dentro de nossa cidade, vocês estão acabando com o que nos resta que é nossa estrada” – Disse Manifestante.

O transporte da matéria prima para produção de papel e celulose vem acontecendo em nossa região desde 2013, e além do impacto ambiental para as nascentes dos rios, mais de 120 carretas transitam pelo trecho que desde ultimas chuvas não houve nenhum reparo. A precariedade do trecho é visível. Até os donos de carretas concordam que está muito difícil o transporte, porque além do trecho de rodovia estadual que liga Virgem da Lapa à Ijicatu, município de José Gonçalves de Minas, não possuir malha asfáltica, a degradação do asfalto é muito alta.

Outras reivindicações solicitadas pelos manifestantes à empresa Suzano são: A poeira dispersada em nossa cidade, principalmente os bairros que circundam a estrada é altíssimo; carretas andam de comboio atrapalhando o tráfego de veículos menores; a falta de segurança com a movimentação dos caminhões durante horários escolares no perímetro urbano; Carretas transitando na contramão de direção, por conta dos buracos e também no trecho de terra; o descaso de investimentos da Suzano na região, no que tange geração de emprego e projetos sociais; a falta de fiscalização no transporte por parte da empresa; entre outras.

Como proposta para solução do recapeamento do trecho bloqueado pelos manifestantes, Alberto Nascimento, diretor de Logística da empresa comunicou aos presentes que foi feito contato com DER, departamento responsável pelo trecho, solicitando a permissão para efetuar obras de manutenção. O que ficou firmado foi que o DER indicasse uma empresa com experiência nesta área, e que o contato já foi feito e quem irá custear a obra é a Suzano Papel e Celulose. De acordo com representantes da empresa, esta semana, até dia 19/03 chegará na cidade uma frente de serviços para obra no trecho.

Após proposta, representantes do manifesto decidiram continuar com o bloqueio até que cheguem as máquinas e os trabalhadores para começar os reparos. “Muitas promessas já nos foram feitas, e muita coisa não foi cumprida. Portanto, não abriremos o trecho até a chegada das máquinas” – Disse Manifestante. A partir deste momento, contatos foram feitos com a indicada pelo DER para antecipar, mas que a prerrogativa é que ao chegar a frente de trabalho aqui no município a liberação será imediata.

 

 

 


 

Equipe Portal VDL

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Portal VDL - Politica de Privacidade - MSS Empreendimentos - Virgem da Lapa