Obras de Conservação da BR-367

Motoniveladora espalhando o cascalho pelo trecho.

 

No dia 21 do corrente mês, a equipe do Portal VDL realizou uma visita às obras da BR-367, a fim de conferir o andamento da mesma. O 1º Tenente Sousa, do Batalhão de Engenharia de Construção de Araguari, nos acompanhou na visitação. Segundo ele, as obras estão seguindo conforme o cronograma. Ao ser perguntado se todo contingente designado para a obra já havia chegado, o mesmo nos informou que não, pois o local onde eles ficarão alocados ainda passa por reformas estruturais e que em meados do próximo mês estarão todos.

 

OBRA:

 

Viabilizada pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, a obra de Conservação da BR-367 teve início em 12 de Novembro de 2013, com previsão de término em 12 de Novembro de 2015.

Com um investimento de R$ 23.038.730,13, as obras visam recuperar o trecho de Virgem da Lapa a Minas Novas passando pelas cidades de Berilo e Chapada do Norte.

Ao ser questionado sobre a eficácia do projeto, tendo em vista que o mesmo visa a conservação de um trecho longo, se ao final da obra, ou seja, quando estiverem já no ultimo trecho que é de Chapada do Norte à Minas Novas o primeiro trecho –  Virgem da Lapa à Chapada do Norte – não estará danificado o mesmo nos respondeu que o que foi passado para o contingente responsável que a obra terá realização de 2 anos e a primeira etapa é efetuar a terraplanagem em todo trecho, e a segunda etapa será de reparos nas partes afetadas, inclusive na época das chuvas.

 

PROCESSO:

 

O processo inicia com a escavação da estrada para alargamento do trecho. Após esta etapa, a motoniveladora entra em ação deixando a estrada em condições de receber o cascalho. O cascalho, segundo o 1º Tenente Sousa, é retirado da região de Araçuaí e carregado por Caminhões Basculantes. Com o depósito do cascalho a mesma maquina espalha este material na pista, onde depois é banhado com água que um Caminhão Pipa busca do Rio Araçuaí, na comunidade do Pega, Município de Virgem da Lapa.

Após este processo o Rolo Compressor inicia o trabalho de compactação do cascalho o tornando o trecho em melhores condições de tráfego.

 

 

 

UTILIDADE PÚBLICA

 

Ao Final da visita, o 1º Tenente Sousa deixou algumas instruções para os motoristas e motociclistas que transitarão no trecho, principalmente na semana de festividades carnavalescas:

“Ao visualizar a sinalização de Obras, reduza a velocidade dos veículos e tenham calma para uma melhor condução do trânsito, pois a equipe trabalha com máquinas pesadas e é necessário que todos tenham tranquilidade, evitando assim acidentes com a população e com os trabalhadores.”

 

Veja todas as fotos:

 

Equipe Portal VDL

Colaboração: Frederico Fernandes

 

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Portal VDL - Politica de Privacidade - MSS Empreendimentos - Virgem da Lapa