Terça, 19 de Outubro de 2021 14:44
31°

Pancada de chuva

Virgem da Lapa - MG

Saúde Minas Gerais

ESP-MG retoma atividades presenciais com 40ª turma da Especialização em Saúde Pública

Curso tem carga horária total de 400 horas e deve ser concluído em novembro de 2022

07/10/2021 12h20
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Divulgação / ESP-MG
Divulgação / ESP-MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG)deu início, nesta semana, às aulas da 40ª turma da Especialização em Saúde Pública. Esse é o primeiro evento presencial na sede da escola, em Belo Horizonte, desde que esse tipo de atividade foi interrompida, em março de 2020, devido à pandemia.

O retorno foi possível, pois, conforme definições do plano Minas Consciente,as atividades letivas agora podem ser realizadas de forma presencial, quando a macro região estiver na onda verde.

A abertura oficial das atividades letivas foi na segunda-feira (4/10). Participaram da cerimônia a diretora-geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, a superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Michelle Costa, além de trabalhadores e docentes.

Formação

O objetivo da especialização é possibilitar a formação crítico-reflexiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, com ênfase no desenvolvimento de práticas interprofissionais.

A Especialização em Saúde Pública é o curso mais tradicional da ESP-MG. Ao longo do ano, a escola já formou 960 especialistas na área. A formação é reconhecida por trabalhadores do SUS em Minas Gerais e nos demais estados, além de ter sido acreditada pela Agência de Acreditação Pedagógica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em 2017.

Curso

O curso tem carga horária de 360 horas para aulas presenciais e mais 40 horas para elaboração e apresentação do trabalho de conclusão. A previsão é que a especialização seja concluída em novembro de 2022 e que as aulas sejam no formato presencial, nas dependências da ESP-MG, em Belo Horizonte.