Domingo, 11 de Abril de 2021 18:06
33°

Poucas nuvens

Virgem da Lapa - MG

Brasil Brasil

Cultura do cancelamento é tema do Estúdio News de sábado (10) 

O linchamento moral por não concordar com uma opinião ou grupo pode ser nocivo para anônimos, celebridades e empresas

08/04/2021 14h55
Por: Redação Fonte: R7
Leila Salomão Tardivo, Gustavo Toledo e Bruno Pedro Bom. - (Foto: Divulgação)
Leila Salomão Tardivo, Gustavo Toledo e Bruno Pedro Bom. - (Foto: Divulgação)

O avanço da tecnologia faz com que as pessoas estejam, muitas vezes, mais conectadas a vida virtual que a própria vida real. 

Com isso, as redes sociais são capazes de potencializar e tornar mais evidente as formas de relação e atitudes, entre as quais o cancelamento.

Bruno Pedro Bom, fundador e presidente da BBDE Comunicação e gerente de marketing do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), destaca que a cultura do cancelamento existe desde os tempos da Bíblia e explica, “- é um comportamento humano, uma necessidade de se afirmar em um contexto social, um pertencimento social, mesmo que para isso seja necessário marginalizar ou denegrir a imagem do outro para participar desse grupo, e é um comportamento que apenas teve uma semântica readaptada com esse contexto digital que estamos inseridos”.

Uma pessoa que passa pela situação de cancelamento pode sofrer danos à sua saúde mental que levem a depressão. O linchamento moral por não concordar com uma opinião ou grupo pode ser nocivo para anônimos, celebridades e empresas.

Os profissionais defendem a necessidade da formação e reeducação social com o uso das tecnologias e principalmente com o impacto que elas podem causar em vidas humanas e empresas.

A psicóloga e professora da USP, Leila Salomão Tardivo, acredita ser possível melhorar o cenário atual, “- a gente pensa em formação, ou seja, se a gente conseguir formar indivíduos onde os valores humanos possam ser discutidos, alimentados, acho que a gente consegue melhorar essa situação.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.