A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) completou 15 anos, no sábado (3/8), com atuação em cerca de 640 municípios mineiros.
Para marcar essa década e meia de consolidação como referência nacional em transparência e eficiência, o Governo de Minas realizou um encontro em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (5/8), onde foram apresentados os resultados alcançados pela agência, e o planejamento e ações previstas para os próximos anos.
A Arsae-MG é responsável por normatizar e fiscalizar os serviços de água e esgoto prestados por Copasa , Copanor, Sanarj (Concessionária de Saneamento Básico de Araújos), e Samotracia Meio Ambiente e Empreendimentos (Alphaville – Lagoa dos Ingleses).
Para o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, a agência desempenha um papel importante para condicionar as empresas prestadoras de serviço a melhorarem o atendimento à população. Ele participou do painel de abertura das comemorações dos 15 anos da Arsae-MG, que debateu o saneamento e seus diversos atores.
"Esperamos que a Arsae-MG tenha condição de continuar se mantendo na posição de uma das referências nacionais na regulação do saneamento, quer pelo seu porte, quer pela sua atuação técnica, que foi conquistada pelo desempenho da equipe nestes 15 anos de história", enalteceu Professor Mateus. | ||||
Atuação
A agência realiza, ainda, o cálculo para a revisão e o reajuste tarifário para cada um desses prestadores, além de atuar na mediação de conflitos, entre prestadores e prefeituras, e no atendimento ao usuário, por meio do serviço de ouvidoria.
Antes, as tarifas de serviços eram estabelecidas sem estudos aprofundados e transparência. A Arsae-MG transformou esse cenário, realizando cálculos criteriosos e promovendo discussões públicas, aumentando a participação da sociedade no processo.
Para a diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano, a data é um marco importante e uma oportunidade para destacar as principais conquistas e iniciativas da agência, que beneficiaram diretamente milhões de mineiros.
“Chegamos aos 15 anos com muitas histórias para contar e grandes resultados para a população mineira. Cada entrega da agência representa nosso compromisso com o bem-estar e a saúde dos cidadãos. Seguiremos avançando e ampliando nossas entregas aos mineiros”, destacou Laura Serrano.
Tarifa Social
Ao longo da sua história, a Arsae-MG vem realizando ações que visam garantir o acesso de qualidade e a preços acessíveis aos serviços de água e esgoto para a população.
Uma das primeiras grandes iniciativas foi a implementação da Tarifa Social de água e esgoto, nos municípios regulados pela agência. Essa medida visa tornar os serviços mais acessíveis para as famílias em situação de vulnerabilidade social, ao proporcionar descontos de até 55% nas faturas.
O mecanismo foi instituído e normatizado por meio de Resolução, garantindo a continuidade do programa independentemente das mudanças de governo.
A Tarifa Social tem tido efeitos positivos em reduzir significativamente os valores das contas de água e de esgoto e, consequentemente, diminuir o comprometimento da renda das famílias cadastradas.
Repasses para os Fundos Municipais de Saneamento Básico
Outra medida pioneira adotada pela agência, que proporcionou a melhoria dos serviços de saneamento, se deu pelos repasses para os Fundos Municipais de Saneamento Básico (FMSB), o que ajudou a solucionar graves problemas nas cidades mineiras.
Com a habilitação dos fundos pela Arsae-MG, o município recebe até 4% da receita líquida tarifária acumulada pelo prestador de serviço. As prefeituras podem, então, realizar projetos e programas referentes a serviços de saneamento básico, como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
Até o ano de 2019, apenas 60 municípios estavam habilitados a receber o benefício, número que chegou a 326, em junho de 2024, com previsão de repasse de mais de R$ 221 milhões de reais anualmente.
Equipe
Nestes 15 anos, a Arsae-MG já recebeu seis Selos de Boas Práticas Regulatórias do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) pela qualidade do processo de elaboração dos seus atos normativos, sendo três de prata, em 2024, tornando-se a única agência infranacional a receber tal reconhecimento.
O Programa Regar recebeu Menção Honrosa, no Prêmio Melhores Práticas Regulatórias, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa consiste em capacitar profissionais da educação e sensibilizar estudantes da rede estadual de ensino para assuntos relacionados a saneamento, meio ambiente e regulação.
Mín. 15° Máx. 31°