Quarta, 29 de Junho de 2022

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Saúde Minas Gerais

Estado inaugura salas de emergência nos municípios de Três Marias e Pompéu

Equipamentos para os espaços foram adquiridos com recursos provenientes do Termo de Reparação da Vale

23/06/2022 às 18h10
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Segov / Divulgação
Segov / Divulgação

Nesta quinta-feira (23/6), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) inaugurou duas Salas de Urgência na região Central do estado: uma no Hospital São Francisco, em Três Marias, e outra na Santa Casa de Misericórdia, no município de Pompéu.

As Salas de Urgência são importantes espaços para a melhoria da resolutividade do atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, cirúrgica e trauma. Elas são compostas por 37 tipos de equipamentos, totalizando 102 unidades. Entre eles, monitor cardíaco, bomba de infusão, cilindro de oxigênio portátil, ressuscitador, maca.

A ação faz parte do projeto “Estruturação de Sala de Urgência” e os equipamentos para o espaço foram adquiridos com recursos provenientes do Termo de Reparação da Vale.

“Dinheiro não traz vidas de volta, mas acho que a forma mais humana e correta de utilizar o recurso é trazendo benefícios para a população. Especialmente na área da saúde, que foi tão demandada nos últimos dois anos, por causa da pandemia da covid-19. Para a gente é um jeito, até emocionante, de usar esse recurso”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Igor Eto. Ele também agradeceu o trabalho conjunto e a parceria dos parlamentares e gestores municipais na execução das ações.

A logística de implantação das salas funciona da seguinte maneira: o município faz a adequação física da unidade de saúde em que os equipamentos serão entregues e cabe à Vale a aquisição e entrega dos equipamentos definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) , a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O papel da SES-MG é realizar a vistoria dos equipamentos, para verificar adequação às normas sanitárias e especificações.

Ao todo, 18 cidades receberão os novos equipamentos para atendimento emergencial.

Até o final do mês, serão contemplados com entregas 12 municípios: Betim, Brumadinho, Abaeté, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Paraopeba e São Joaquim de Bicas. Os municípios de Biquinhas, Morada Nova de Minas, Papagaio e São Gonçalo do Abaeté estão em fase de adequação das unidades de saúde para recebimento dos equipamentos.

Termo de Reparação

O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens* da Vale S.A. em Brumadinho, em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. No valor de R$ 37,6 bilhões, o Termo de Reparação é um dos maiores acordos ambientais já realizado no mundo.

*Histórico
 

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 07h22 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes