Quarta, 29 de Junho de 2022

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Segurança Minas Gerais

Bombeiros de Minas Gerais fazem balanço da missão em Pernambuco

Especialistas em resgate em áreas de difícil acesso, militares mineiros ajudaram no resgate de vítimas no Nordeste com ajuda do cão Bono 

07/06/2022 às 18h00
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
CBMMG / Divulgação
CBMMG / Divulgação

Já de volta aos batalhões de origem, os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) cumpriram missão integrada em Recife e região metropolitana, apoiando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) em resposta à tragédia provocada pelas chuvas.  Ao todo, 13 bombeiros militares integraram a comitiva mineira atuando na área de coordenação e buscas, visando o breve restabelecimento da normalidade social.

Já no primeiro dia de buscas, a comitiva mineira, com a ajuda do cão Bono -  do Canil de Governador Valadares,  no Vale do Rio Doce - encontrou a primeira vítima sob os escombros de casas que desabaram na região.

Durante os trabalhos, os militares conseguiram identificar partes das residências de duas vítimas desaparecidas e pertences destes imóveis, o que permitiu fazer um mapa de uma possível movimentação da massa deslizada. Durante as tratativas para as melhores estratégias, foi empreendido o uso de uma viatura tipo ABT para a realização de desmanche hidráulico, possibilitando a recuperação de uma vítima.

Em todos os dias da missão na região metropolitana do Recife, atingida chuvas fortes e constantes, os militares lidaram com a instabilidade do terreno, que se encontrava extremamente saturado, aumentando as chances de colapso. Ainda assim, as buscas permaneceram e se concentraram no Bairro Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, local onde foram encontradas duas das vítimas pela equipe mineira.

 

CBMMG / Divulgação
CBMMG / Divulgação

Experiência

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento nesse tipo de ambiente sinistrado, os bombeiros de Minas Gerais levaram consigo recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, além de outros.

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados foi articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - Ligabom, cuja atuação integrada já foi decisiva em outros desastres nacionais, sendo o último a atuação dos militares nas enchentes da Bahia, na virada do ano, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 07h44 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes