Quarta, 29 de Junho de 2022

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Segurança Minas Gerais

Detentos produzem mudas que vão levar mais verde às ruas de Teófilo Otoni

Mais de 3 mil plantas já estão sendo produzidas; dez detentos foram certificados como viveiristas florestais e atuam no plantio

25/05/2022 às 13h30
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Sejusp / Divulgação
Sejusp / Divulgação

Garantir uma profissão para o futuro e ainda contribuir com a construção de uma cidade mais bonita e arborizada. Dez detentos da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, concluíram entre 16/5 e 20/5 o curso de Viveirista Florestal. Agora eles trabalham no viveiro da própria unidade prisional, com a produção de mudas que em breve vão levar mais verde e embelezar os canteiros e praças da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensinou como preparar um substrato, o viveiro, como reproduzir a muda nativa, entre outras atividades em um conteúdo que abordou teoria e prática. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para trabalhar na profissão.

Sejusp / Divulgação
Sejusp / Divulgação

Mais de 3 mil mudas florestais e frutíferas, entre elas pés de uva, estão na fase de porta-enxerto, período essencial para o sucesso da plantação e, dentro de dois ou três meses, já começarão a brotar e estarão prontas para serem devolvidas à prefeitura e distribuídas por toda a cidade. Além de deixar o município mais bonito, as árvores produzidas na unidade ainda vão servir para recuperar áreas degradadas por desmatamento.

Josimar Alves da Silva, 40 anos, é um dos participantes. Ele está há um ano e meio na unidade e conta com alegria sobre a produção. Todas as manhãs, ele e os demais detentos colocam a mão no adubo para o preparo das mudas. “O que aprendemos aqui vamos levar para a vida toda, inclusive para arrumar um serviço quando sairmos daqui, uma vida melhor pra gente”, afirma.

“O curso de viveirista e o viveiro aqui da unidade estão contribuindo para a ressocialização desses detentos. A capacitação vai permitir o reingresso deles no mercado de trabalho, uma mudança de vida, além do embelezamento da cidade”, comemora o diretor de Humanização e Atendimento da Penitenciária de Teófilo Otoni, Thiago Colen Barbosa. 

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes