Quarta, 29 de Junho de 2022
10°

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Entretenimento Estilo de Vida

Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil

Em tempos de dinheiro curto, o turismo de aventura desponta com milhares de propostas econômicas e originais que podem ser encontradas nos portais ...

04/04/2022 às 11h05
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
https://www.istockphoto.com/br
https://www.istockphoto.com/br

Durante os dois anos em que os brasileiros viveram com medo de sair de casa, cresceu o desejo pela prática de atividades ao ar livre. Muitas pessoas sonhavam com o ar puro e saudável, idealizando e realizando uma fuga para a natureza. Boa parte das pessoas questionaram seus valores e hábitos. A partir da reabertura dos parques naturais, aumentou a quantidade de pessoas em passeios de aventura e a oferta de serviços turísticos se diversificou. Mas o crescimento do ecoturismo não decorre apenas desse contexto, há pelo menos 5 fortes razões para apostar e torcer pelo crescimento do ecoturismo no Brasil. 

Relação custo-benefício

As pessoas não precisam ir longe para encontrar a natureza. Fazer uma excursão a um local encantador pode ser mais barato que uma tarde no cinema. Cachoeiras, montanhas, parques naturais, praias certamente são atividades que fogem do lugar-comum. Surpreender os amigos, esbanjar criatividade, viver novas experiências agrega no currículo da vida. Não dá para colocar um preço na bagagem existencial.

Favorece matches

A decisão de embarcar numa aventura junto à natureza traz consigo a oportunidade de conhecer pessoas. No transporte, na preparação para a caminhada, nos momentos de contemplação ou mesmo nas dificuldades, as pessoas se apoiam mutuamente e novas oportunidades de interação acontecem. Novas afinidades, novos encontros, novos relacionamentos podem surgir quando, juntas, as pessoas têm a oportunidade de permanecer um certo tempo lado a lado, sem ser abduzidas pelos telefones celulares ou pelas infinitude de telinhas e telões que mediam a realidade. Até a percepção do tempo muda, desacelera.

Tranquilidade

À primeira vista pode parecer contraditório. Como pode uma “aventura” trazer tranquilidade? Mas o ponto aqui é que o ecoturismo não se confunde com esportes radicais, ao contrário, a aventura de encarar o desconhecido tem um risco muito baixo se forem adotadas algumas cautelas básicas. A mais importante delas é se apoiar em quem sabe das coisas. As agências de turismo e guias turísticos estão aí para auxiliar o aventureiro a viver apenas a parte gostosa do passeio. Eles cuidam da logística e garantem condições de segurança para a realização das atividades. A propósito, para ser guia turístico é preciso formação em nível superior (turismólogo) ou em pós-médio com no mínimo 800 horas de duração. Também dá para confiar que a realização de atividades em grupo diminui muito a probabilidade de contratempos com a segurança ou mesmo pequenos acidentes.

Sustentabilidade

Apesar de ser conhecido como um país repleto de belezas naturais, as pessoas no Brasil vivem um déficit de natureza. A própria Lei Geral do Turismo reconhece a necessidade de democratizar o acesso do turismo a todos os segmentos populacionais para elevação do bem estar geral.  Reconhece também que o turismo sustentável é veículo de educação e interpretação ambiental, porque incentiva práticas de mínimo impacto compatíveis com o espírito de conservação da natureza. Isso não é pouca coisa: ao contrário do que defendem alguns, para que seja possível que todas as pessoas realmente se conscientizem sobre a importância de cuidar do planeta é essencial que haja um entendimento de que a natureza pertence a todas as pessoas. Por isso os parques naturais, sejam nacionais, estaduais ou municipais são definidos como espaços de domínio público. A natureza é do povo e por isso, as pessoas podem se orgulhar de participar de atividades de ecoturismo: são parte de um movimento que alia educação ambiental e sustentabilidade e ainda apoia o desenvolvimento do comércio local.

Informação ao alcance das mãos

Antigamente descobrir uma nova possibilidade de aventura era mais difícil. Não havia redes sociais, nem tecnologias de geolocalização. Apenas grandes empreendimentos turísticos conseguiam divulgar seus atrativos e muito do potencial do turismo local ficava encoberto. Isso mudou com as novas tecnologias, mas nem sempre é fácil abrir um celular e encontrar um passeio ecológico próximo e barato. A grande profusão de anúncios pagos, a dificuldade de eleger critérios de busca e a imensidão da rede podem dificultar o acesso à informação. Por isso, novos portais, como o trilhatododia, chegaram para ajudar as pessoas a fazer essa revolução pessoal em suas próprias vidas. Dentro do segmento do marketing digital, a divulgação de atividades ecológicas presta um serviço relevante porque promove os princípios de democratização e sustentabilidade.  O Portal Trilha Todo Dia funciona como uma ferramenta de pesquisa e inspiração para a próxima aventura, permite comparar custos e encurtar a distância entre as pessoas e as agências e guias de atividades de ecoturismo. Basta acessar o site ou as redes sociais para encontrar possibilidades inimagináveis, que congregam os pequenos e médios empreendimentos voltados a esse movimento que só tende a crescer e distribuir oportunidades de vida com sentido.

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 06h20 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes