Quarta, 29 de Junho de 2022

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Cultura Minas Gerais

Municípios mineiros assinam contratos do Digitaliza Brasil

Com a novidade, 470 cidades do estado terão acesso à programação da Rede Minas por meio do sinal digital

17/03/2022 às 11h05
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Secult / Divulgação
Secult / Divulgação

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e o Ministério das Comunicações formalizaram nesta quarta-feira (16/3) o “Digitaliza Brasil”, projeto que tem a proposta de levar o sinal da TV digital para diversos municípios no país. 
Minas Gerais é pioneiro na operacionalização desse projeto, garantindo a chegada da programação da Rede Minas a 470 municípios com até 50 mil habitantes. Com isso, 4,7 milhões de mineiros vão ter acesso ao conteúdo da emissora pública mineira. 

A assinatura simbólica dos contratos entre governo e prefeituras foi realizada durante cerimônia na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica. Participaram o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o presidente da Empresa Brasil de Comunicações, Glen Valente, entre outras autoridades e gestores municipais.  

Acesso ampliado

De acordo com secretário Leônidas Oliveira, o momento é de celebração para a população mineira, que passará a ter a Rede Minas mais próxima e mais presente em seus lares. Oliveira afirma ainda que a partir da consolidação do projeto, a cultura e o turismo, bem como a mineiridade, serão elementos cada vez mais significativos para as pessoas, que poderão ter acesso à grade de programação da emissora pública e conhecer, cada vez mais, o próprio estado.

“O Digitaliza Brasil é um programa que vai garantir o acesso à TV Digital. A participação de Minas Gerais foi uma conquista do governo estadual, por meio da Empresa Mineira de Comunicação. Junto com a EBC, nossa grande parceira nesse momento, levamos notícias, arte, cultura e formação de qualidade", disse o secretário.

Presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis explicou que, por meio da iniciativa, a Rede Minas passa a estabelecer um vínculo ainda mais forte com a população do estado. “Há um grande desafio de produzir e levar conteúdo qualificado para os lares dos mineiros e nós já estamos avançando muito. Com o projeto ‘Gerais+Minas’, temos contado nossas histórias e mostrado o nosso território. O Digitaliza Brasil vai nos auxiliar a difundir ainda mais esse sentimento de ser mineiro”, destacou. 

A cerimônia de assinatura dos contratos do Digitaliza Brasil foi transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da Secult. Confira a íntegra da solenidade aqui.

Acesso ao sinal digital 

O Digitaliza Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações para garantir o acesso dos brasileiros à TV digital. O protocolo de intenções entre A EMC e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi assinado em outubro de 2021. Desde então, diversos municípios mineiros já aderiam ao projeto, e Minas Gerais está na lista dos estados que vão ser contemplados na primeira fase do projeto”, abrangendo 28,7% do total de municípios que serão atendidos no país, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 200 milhões. 

De acordo com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, cerca de 1.638 municípios estão aptos a integrar o Digitaliza Brasil. Em Minas, já são 470 cidades contratualizadas. Para Martinhão, a forte adesão do estado ao projeto vai projetar Minas em diversas telas do território nacional. 

“É um programa focado em levar qualidade de imagem, som e interação com a internet, que vai para os pequenos municípios do Brasil. Aqui em Minas, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas.  Os conteúdos produzidos aqui, em especial pela Rede Minas, são de altíssima qualidade, e é exatamente esse o nosso interesse em fomentar o sinal digital. Por meio da TV Brasil e da Rede Minas, o estado vai ser visto e admirado”, afirmou. 

Minas

Com o Digitaliza Brasil, o sinal digital vai chegar às cidades mineiras que, até então, contavam apenas com transmissão analógica. A adesão vai permitir a difusão, de qualidade, da TV aberta. Dessa forma, o sinal da Rede Minas para o estado é ampliado, possibilitando aos mineiros acompanhar a programação educativa, cultural, de informação e entretenimento da emissora pública. Atualmente, a Rede Minas também atende aos estudantes com teleaulas, em um compromisso com a educação.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, destacou que a grande adesão dos municípios mineiros ao Digitaliza Brasil sinaliza para o sucesso do projeto. "Minas Gerais agiu muito rápido e, até o fim, de 2022 vai estar em um momento diferente em relação aos demais estados. Isso quer dizer que essa mineiridade, que vocês têm tanto orgulho, será exibida em todo o Brasil. A relação celebrada aqui hoje é uma relação de ‘ganha-ganha’, com um importante legado que vamos deixar para o futuro”, pontou.

Prazos  
As obras para instalação dos transmissores começam ainda em 2022, com equipamentos que levarão o sinal digital de TV para os municípios contemplados no programa, que também vai oferecer conversores de televisão com interatividade e desempenho otimizado para as famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) e para beneficiários do programa Bolsa Família que atendem aos critérios estabelecidos Decreto nº 6.135, de 2007. 
A Rede Minas oferece programação própria focada em educação, cultura, informação e entretenimento e coloca, na tela, os municípios mineiros e suas pluralidades. A emissora também se destacou como pioneira na exibição de conteúdos escolares para estudantes. Mais informações sobre a emissora estão disponíveis em www.redeminas.tv. 

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 07h44 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes