Quarta, 29 de Junho de 2022

Tempo aberto

Virgem da Lapa - MG

Turismo Minas Gerais

Governador participa da reunião do Conselho Estadual de Turismo

Encontro que reúne as principais entidades do setor destacou as potencialidades turísticas de Minas

16/03/2022 às 14h25
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Rafael Rebuiti
Rafael Rebuiti

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (16/3), da abertura da 52ª Reunião do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais. Pela primeira vez na história o chefe do poder executivo estadual participa do encontro do colegiado, que é presidido pela Secretaria de Estado de Cultura e de Turismo (Secult) e formado pelas principais entidades do setor de Minas Gerais.

Na oportunidade, o governador destacou os desafios enfrentados pelo setor no período da pandemia da covid-19 e o esforço do governo para oferecer alternativas seguras na retomada das atividades.

“Estamos conduzido a áreas de turismo com muito profissionalismo, porque sem dúvida foi a que mais sofreu com a pandemia. A equipe da Secult vem realizando um trabalho gigantesco para acelerar esta recuperação. Somos um estado com grande potencial, estamos próximos das grandes metrópoles do país. Temos algumas características que nos destacam em relação aos outros estados, como o número de cidades históricas, as estâncias hidrominerais, a nossa beleza natural com nossas montanhas e cachoeiras, a gastronomia, a qualidade dos nossos produtos”, ressaltou o governador.

A reunião teve como pauta a apresentação dos projetos em desenvolvimento pela Secult que visam intensificar a retomada do turismo no estado. Dentre os programas destacados estão: o Via Liberdade, que propõe uma nova rota turística entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal; o Reviva Capitólio, que consiste em ações para dar segurança no turismo na região do Lago de Furnas e; o Ano da Mineiridade, que pretende criar diversas atrações para reforçar as características do nosso povo, como exposições, inventário da cozinha mineira, entre outras.

Ainda durante a sua fala, o governador apontou que os avanços realizados em diversas áreas no estado, como saúde, segurança pública, atração de investimentos e melhorias de infraestrutura, contribuem para o desenvolvimento do turismo.

“Assumimos o ano passado o posto de estado mais seguro do Brasil, e uma das coisas que qualquer turista valoriza é a questão da segurança. Temos um sistema de saúde com a menor taxa de mortalidade do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, temos investido no programa trilhas de Futuro, oferecendo 145 mil bolsas de profissionalização e muitas delas na área de turismo e na gastronomia. Somos um estado conhecido pelo Turismo de Negócio e o aumento da atração de empresas no estado, com a chegada de R$ 210 bilhões em investimentos nos últimos anos, vai alavancar ainda mais este tipo de atividade turística”, destacou.

Conselho de Turismo

O Conselho Estadual de Turismo é formado por 68 conselheiros, dentre membros titulares e suplentes. Ele é representado por 21 entidades da sociedade civil, que contemplam os setores de transportes, agências de viagens, alimentação, hospedagem e guias de turismo, além de 13 órgãos públicos.

O objetivo do colegiado é de propor ações e oferecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Turismo e apoiar sua execução, com vistas à sua consolidação e continuidade.

Virgem da Lapa - MG Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

Qui 29°C 10°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 26°C 12°C
Dom 28°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes