Comunidade São João do Vacaria organiza protesto em Virgem da Lapa

Alegações de descaso com o distrito de São João do Vacaria pelo poder público municipal culmina em protesto na cidade de Virgem da Lapa.

DSCF0737

 

No dia 09/03, a comunidade de São João do Vacaria organizou um protesto pelas ruas da cidade solicitando melhorias na comunidade. Com faixas e apitos, o grupo caminhou pelas ruas da cidade demonstrando sua indignação com o atual governo e sua presença na Comunidade.

Após a caminhada pelas ruas da cidade, os manifestantes foram para a Câmara Municipal onde foram recebidos pelo então vereador Márcio Neuler Monteiro, conhecido por Marcinho de Zué, onde o mesmo expôs seu apoio pela causa. Em discurso, responsabilizou o governo pelo descaso em diversas áreas tanto na comunidade de São João do Vacaria, como também em todo município. “O problema de Virgem da Lapa é um problema de gestão grave.” Afirmou o vereador. Dividindo as responsabilidades pelos problemas que assolam o município de Virgem da Lapa, O Sr. Márcio diz que além da omissão do povo, que deixa de exercer seu poder como eleitor, a câmera de Vereadores dão as costas para muitas coisas. “A Câmara Municipal também, dividindo as responsabilidades, e estou falando na pessoa da maioria dos vereadores, não estão cumprindo com seu dever de cobrar e fiscalizar. E se for preciso, tomar as medidas mais drásticas possíveis em defesa da nossa sociedade.”

Como principais reivindicações, o grupo exige um tratamento digno para a comunidade, solicitando investimentos em Infraestrutura das estradas, alegando que o acesso ao distrito está quase impossível. Em saúde, os representantes do protesto disseram que o posto de saúde da comunidade, de responsabilidade da prefeitura, está praticamente às moscas. Sem muitas coisas, inclusive medicamentos básicos. Em discurso, o Sr. Everton, conhecido como “Careca” disse que em um episódio recente, para fazer um curativo em uma senhora, tiveram que tirar a faixa que servia de tipoia em um jovem com fratura no braço. “Isso é uma vergonha” – Disse e continua: “O povo está sofrendo sem a ambulância. Tem condição de transportar uma mulher grávida em um banco de Uno”? Outro problema dito também, que diz respeito à saúde pública é que o lixo não está tendo seu devido tratamento. “o lixo está avançando para a estrada e toda hora crianças passam próximo do lixão podendo contrair doenças graves.”

No decorrer das falas deferidas no plenário da Câmara Municipal de Virgem da Lapa, onde além do Sr. Vereador Márcio Neuler, estiveram também os vereadores Carlos Lacerda e Deilde M. Oliveira. O Sr. Presidente da casa disse apoiar as propostas dos manifestantes. “Esta casa é a casa do povo e as portas estão abertas para toda comunidade.”

Em continuidade com a manifestação, o grupo seguiu em direção à Prefeitura Municipal onde foram recebidos pelo Secretário de Gabinete Thales Jardim Murta. Primeiramente justificou a ausência do Prefeito Harley Lopes, e ouviu todas as reivindicações. Em conversa com os representantes da comunidade presente no protesto, ficou firmado o compromisso de uma reunião com toda a comunidade para discutir prioridades para a comunidade. O então secretário solicitou que antes das reunião a comunidade liste suas prioridades e enumere para que o governo melhor entenda sobre os anseios mais urgentes. Quando foi dito sobre outro problema que é de comunicação da comunidade com o governo, os manifestantes posicionaram-se contra as lideranças aliadas.

Após a conversa com Thales, o 1º Tenente da Polícia Militar o SR Gilamárcio da Silva Rocha, responsável pelo 222ª CIA da Polícia Militar de Aracuaí e o Sargento Junior Gonçalves, esteve com os manifestantes expondo algumas dificuldades de atuação do poder público no distrito, incluindo distância e pouco efetivo, mas reforçou o apoio à população e se dispôs a comparecer na comunidade para levar informações sobre segurança pública. Os manifestantes questionaram o tenente sobre os fatos ocorridos na comunidade a poucos dias, e em resposta, o Sr. Gilamárcio disse que no que tange a polícia militar, o trabalho está sendo executado, no entanto no que diz respeito ao trabalho de inquérito da Polícia Civil, ele não pode responder.

Como resultado da manifestação, foram firmados compromissos com uma reunião da Câmara Itinerante na comunidade no dia 11/04 para que o poder legislativo ouça os maiores anseios da comunidade e trabalhe para a resolução destes problemas. Com o Secretário de Gabinete foi firmado um compromisso de uma reunião para que toda a comunidade possa expor frente ao prefeito as necessidades do distrito e enumerar prioridades para região.

 

Confiram o áudio das entrevistas feitas no decorrer do protesto: 

 

Entrevista com Sr. Everton e o Vereador Marcio Neuler: [powerpress url=”http://portalvdl.com.br/Audios/carecaemarcio.mp3″] 

Entrevista com Sr. Carlos Lacerda, Presidente da Câmara de Vereadores: [powerpress url=”http://portalvdl.com.br/Audios/lacerda.mp3″]

Entrevista com Thales Murta, Secretário de Gabinete: [powerpress url=”http://portalvdl.com.br/Audios/thales.mp3″]

 

Confira as Fotos do Protesto:

 


 

Equipe Portal VDL

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Portal VDL - Politica de Privacidade - MSS Empreendimentos - Virgem da Lapa